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PostIndustrial Thinking Machine

Museu FEUP

Máquina de Pensamento Pós-Industrial


Unmanned Air Vehicle Prototype (UAV), 2012

Autonomous Underwater Vehicles Prototypes (AUV, LAUV and nAUV), 2002 to 2007

5 prototypes, aluminium and polymers (POM e POF)


Unmaned air vehicle and autonomous underwater vehicles prototypes (capable of being operated on board without human intervention) developed by the LSTS – Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas (Underwater Systems and Technologies Laboratory). 

LSTS has been researching and developing autonomous air, surface and underwater vehicle systems, remotely operated, as well as command and control systems for networ-ked operations.

This FEUP’s interdisciplinary research laboratory has been taking part of several national and international field studies, such as inspection of underwater structures, studies on marine biology and environmental data collection.


Protótipo de veículo aéreo não tripulado (UAV), 2012

Protótipos de veículos submarinos autónomos (AUV, LAUV e nAUV), 2002 a 2007

4 protótipos, alumínio e polímeros (POM e POF)


Protótipos de veículo aéreo e de veículos subaquáticos autónomos (com capacidade de planeamento a bordo sem intervenção de operadores humanos) desenvolvidos pelo Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas (LSTS |FEUP). 

O LSTS investiga e desenvolve sistemas de veículos aéreos, de superfície e submarinos autónomos e pilotados remotamente, bem como sistemas de comando e controlo para operações em rede. 

Os veículos e redes de sensores do LSTS têm participado em diversos estudos de campo nacionais e internacionais, que incluem a inspeção de estruturas submarinas, estudos de biologia marinha e de recolha de dados ambientais.


lsts.fe.up.pt

lsts.fe.up.pt/blog (field studies)



Sectioned steam engine models by J. Schröder, end of 19th century

5 models, painted iron and copper alloys and wood


Sectioned steam engine models, produced by J. Schröder (Darmstadt, Germany), acquired since 1888 by the Academia Politécnica do Porto, precursor of the engineering teaching in Porto. 

The instruction of the stream technology captivated the European engineering schools in the 19th century. This tech-nical education was aimed at graduating technicians, along with engineers, with a theoretical basis adapted to the new era of the industrial development. The theoretical principals of Mechanics were, therefore, synthesized in educational models able to transmit notions that, in paper, would not go beyond abstractions.


Modelos didáticos de distribuidores de vapor de J. Schröder, finais do século XIX

5 modelos, ligas metálicas de ferro e de cobre com camada cromática e madeira


Modelos didáticos de distribuidores de vapor, fabricados por J. Schröder (Darmstadt, Alemanha), adquiridos a partir de 1888 pela Academia Politécnica do Porto, precursora do ensino da Engenharia no Porto. 

O ensino prático da tecnologia do vapor cativou as escolas de engenharia europeias no século XIX. Este ensino técnico visava formar técnicos, a par de engenheiros, com uma base teórica adaptada à nova era de desenvolvimento industrial. Os princípios teóricos daquela área da Mecânica foram, assim, sintetizados em modelos didáticos capazes de transmitir noções que, em formato de papel, não passariam de abstrações.


http://inarte.fe.up.pt/inweb



FEUP Library items, 1893 to 1964

Books, paper and fabric


Sectioned steam engine models, produced by J. Schröder (Darmstadt, Germany), acquired since 1888 by the Academia Politécnica do Porto, precursor of the engineering teaching in Porto. 

The instruction of the stream technology captivated the European engineering schools in the 19th century. This tech-nical education was aimed at graduating technicians, along with engineers, with a theoretical basis adapted to the new era of the industrial development. The theoretical principals of Mechanics were, therefore, synthesized in educational models able to transmit notions that, in paper, would not go beyond abstractions.


Exemplares do acervo bibliográfico FEUP, 1893 a 1964

Livros, papel e tecido


Modelos didáticos de distribuidores de vapor, fabricados por J. Schröder (Darmstadt, Alemanha), adquiridos a partir de 1888 pela Academia Politécnica do Porto, precursora do ensino da Engenharia no Porto. 

O ensino prático da tecnologia do vapor cativou as escolas de engenharia europeias no século XIX. Este ensino técnico visava formar técnicos, a par de engenheiros, com uma base teórica adaptada à nova era de desenvolvimento industrial. Os princípios teóricos daquela área da Mecânica foram, assim, sintetizados em modelos didáticos capazes de transmitir noções que, em formato de papel, não passariam de abstrações.


http://biblioteca.fe.up.pt



“Post-Industrial Thinking Machine” is a project by the Museum of the Faculty of Engineering of the University of Porto (FEUP) through which it is sought to collect and explore the distinct technical approaches of the post-industrial materialities from the FEUP’s knowledge products. As a university museum, the FEUP Museum perceives in this reflection exercise a way to reexamine the meaning of its museum collections, as well as an opportunity to divulge the current research products within the museology sphere.

Activated this time for the exhibition “Technical Unconscious”, the contribution of the FEUP Museum has centered itself in theoretical concepts related to the problematic in scope: the technique and the gesture, the technical ‘know-how’ and the knowledge produced using tridimensional models (as representation of already existent objects and pheno-mena) and from prototypes (as product and tool of the research in technology). The strategy of selection and organization of the nucleus “Science|Knowledge” has contempla-ted different forms of transmission and production of the theoretical knowledge in engineering, that may be understood autonomously or within the exhibition set.


“Máquina de Pensamento Pós-Industrial” é um projeto do Museu da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) através do qual se procura recolher e explorar as distintas abor-dagens técnicas das materialidades pós-industriais a partir dos produtos do conhecimento FEUP. Como museu universitário, o Museu FEUP vê neste exercício de reflexão uma forma de rever o significado das suas coleções museológicas, bem como uma oportunidade de divulgar os produtos da investigação atual dentro da esfera museológica.

Ativado desta vez para a exposição “Technical Unconscious”, o contributo do Museu FEUP centrou-se em conceitos teóricos relacionados com a problemática em análise: a técnica e o gesto, o ‘saber fazer’ técnico e o conhecimento produzido a partir de modelos tridimensionais (enquanto representação de objetos e fenómenos já existentes) e de protótipos (enquanto produto e ferramenta do processo de investigação em tecnologia). A estratégia de seleção e organização do núcleo ‘Ciência|Conhecimento’ contemplou diferentes formas de trans-mitir e produzir o conhecimento técnico em Engenharia, que podem ser entendidas autonomamente ou integradas no con-junto expositivo.